terça-feira, 21 de julho de 2015
Hipericão do Gerês
Esta é a planta do Hipericão do Gerês. Como o nome indica, é encontrado como planta espontânea em terras do Gerês, onde a excessiva e incorreta apanha de plantas em estado selvagem tem conduzido a um decréscimo do número de exemplares da planta. Felizmente, é fácil de encontrar em vaso e fácil de cultivar.
Usa-se especialmente em infusões mas também pode usar-se em maceração com óleo de amêndoas o que neste caso é especialmente útil no tratamento de queimaduras.
É especialmente benéfica no que respeita a desintoxicações hepáticas. Há ainda referências a propriedades diuréticas, hépato-protetor (protetor do fígado), cicatrizante, cólicas, queimaduras.
E excelentes propriedades "detox"!
Colhem-se as flores e as folhas durante os meses entre Junho e Agosto. Diz-se que esta planta atinge as suas propriedades medicinais máximas no solstício de verão. Por esse motivo as pessoas mais antigas as colhem no dia 22 de Junho para salvaguardar toda a riqueza desta planta.
Além destas propriedades, é inegável a beleza das suas flores. E as borboletas gostam muito de as visitar! É uma planta que as atrai!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário