segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Viili: o probiótico infinito

Ainda na senda dos probióticos... 
Tive a oportunidade, em Julho passado, de receber uma dádiva verdadeiramente valiosa: uma cultura de viili. 
Trata-se de uma cultura de microorganismos que, tal como o kefir, fermentam o leite e produzem um delicioso iogurte. E é um processo 100% ecológico pois não precisa de iogurteira!
Estas culturas estão perfeitamente aclimatadas à nossa temperatura ambiente pelo que basta colocar num recipiente limpo uma colherita do iogurte (da cultura, portanto) que se está a consumir e juntar leite. Resta aguardar 12 a 24 horas e já está! Nada mais simples.
E este processo é infinito pois basta que se coloque de parte um pedaço do iogurte (ou seja, a "semente") que se preparou anteriormente para que o processo se repita vezes sem conta...  E se por acaso, estiver a deliciar-se com o iogurte e se esquecer de guardar a "semente" para o próximo iogurte, não há problema... basta juntar leite ao próprio copo do iogurte que se consumiu e o processo reinicia-se.... embora com  menor vitalidade, é certo, mas com tempo volta a recuperar a energia!

Não há comparação possível com as formulações comerciais de iogurte pois esta forma de consumir probióticos é além de económica, muito mais amiga do ambiente e da saúde! 
Além do mais, é uma forma de fortalecer laços de amizade pois o viili passa-se de mão em mão ... não se compra! Há sempre alguém que tem... basta procurar!
Até breve.


2 comentários:

Paula Cristina Santos disse...

Boa noite. Pode usar-se leite magro neste processo? Obrigada!

Unknown disse...

Sim, dá! Eu já experimentei e ficou igualmente bom....